PEDRO NÃO ERA ANALFABETO! por Waldir Ramos
PEDRO NÃO ERA ANALFABETO!
Em Atos 4.13 Pedro e João são chamados pelas autoridades religiosas de “homens sem letras e indoutos” (ARC) ou “iletrados e incultos” (NAA). De forma equivocada e tendenciosa, muitos chegam a ensinar que eles eram analfabetos. As evidências históricas, gramaticais e internas provam que não era bem assim.
Do ponto de vista histórico, a educação em Israel nos dias de Jesus, que contava com o espaço das sinagogas, contribuía para um baixo índice de analfabetismo. A cultura de Israel era centrada nas Sagradas Escrituras. Os meninos judeus da época frequentavam a escola dos 5 aos 13 anos. Os que desejavam avançar nos estudos superiores deviam ir para Jerusalém, e podiam se tornar escribas ou doutores da Lei.
Gramaticalmente, os termos gregos utilizados por Lucas em Atos 4.13, traduzidos por “homens sem letras e indoutos”, são (agrámmatoi) e (idiótai). ”Agrámmatoi” se refere aqui a ausência de educação rabínica formal, e “idiótai” se refere ao fato de não terem adquirido especialização em determinada área do conhecimento. São termos sinônimos, isso não significa que não sabiam nem ler nem escrever.
Um detalhe muito interessante, é que ao fazermos uma exegese de Atos 4:13, na verdade a interpretação de que eles aparentavam ser iletrados, é do próprio conselho, não de Lucas, o autor de Atos.
As evidências internas do Novo Testamento confirmam que Pedro e João sabiam escrever. Pedro escreveu duas epístolas, enquanto João escreveu um evangelho, três epístolas e o livro de Apocalipse.
Embora o uso de secretários (amanuenses) fosse comum, é improvável que em todos os seus escritos Pedro e João se utilizaram deles (1 Pe 5.12 ; 2 Pe 3.1; 2 Jo 12; Ap 1.11,19).
Alguns estudiosos sugerem com base na análise textual do grego, que Silvano (1 Pe 5.12) foi o entregador da carta, e não o escritor (amanuense) da mesma. Mas, mesmo tendo colaborado com Pedro na escrita de sua primeira epístola, o contexto histórico-gramatical, e as demais evidências internas do Novo Testamento, demonstram que Pedro e João sabiam ler e escrever.
O próprio Paulo, que foi instruído aos pés de Gamaliel, se utilizou também de amanuenses (Rm 16.22; 1 Co 16.21).
Além do mais, se Pedro fosse de fato analfabeto, como ele poderia ter pregado em Atos 2 e 4 com tanto conhecimento do Antigo Testamento; da lei e dos profetas? Ele também não seria Pastor Presidente da Igreja Sede em Jerusalém.
Outro detalhe é que quando Paulo vai confrontá-lo, conforme registrado em Gálatas 2, Paulo não o confronta, acrescentando que ele é indouto e despreparado teologicamente, se ele de fato fosse, mas não é.
Embora tenhamos muitas opiniões acerca desse assunto, não desrespeito ou procuro ser contra quem discorda de mim, aqui somos livres para debater ideias e chegar a um acordo ideal, pode ser ou pode também não ser, independente disso, mais edificante é aquilo que nos une. Deixe sua opinião e que Deus te abençoe.
referencias: https://altairgermano.com.br/pedro-e-joao-eram-analfabetos/
https://quem-escreveu-torto.blogspot.com/search?updated-max=2022-05-08T12:00:00%2B01:00&max-results=1&start=7&by-date=false
Comentários
Postar um comentário